A importância das pausas durante o estudo diário.

A importância das pausas durante o estudo diário.

Todo mundo sabe que para uma grande prova, Enem ou vestibulares, é preciso estudar bastante e ter muita dedicação a essa atividade. Só que estudar muitas horas seguidas faz o rendimento cair e torna o estudo muito cansativo. As pausas são muito importantes para recarregar as energias.

Com isso, o planejamento de estudos torna-se fundamental para garantir a aprovação em um grande exame. E o intervalo entre um estudo e outro é uma parte essencial desse plano, porque a mente precisa descansar. Ao estudar diretamente 2 horas a concentração tende a diminuir, assim como, a assimilação do conteúdo e consequente desgaste mental.


Qualidade dos estudos

O cérebro cansado não consegue mais absorver os conteúdos e devido a isso o rendimento cai consideravelmente. O estudo deve ser qualitativo, ou seja, é fundamental manter a qualidade durante a rotina de estudos, porque não é fácil estudar de 03 a 06 horas por dia, além das aulas. O intervalo é importante porque “descansa” a mente e depois é possível retornar para ler o conteúdo e manter o bom rendimento.


Limites

Cada pessoa tem seu ritmo próprio e a maneira de estudar, por isso, o tempo de um é diferente para o outro, por isso, é importante que o indivíduo conheça seus limites. Algumas pesquisas, por exemplo, indicam que a partir de 50 minutos de estudos o rendimento começa a diminuir, sendo necessária uma pausa de 10 a 15 minutos.

Faça seu plano de estudos levando em conta seus limites. Cada estudante reage de um jeito. Descubra o seu e estude melhor.


Descanso

Os horários de almoço, jantar e os intervalos são os momentos de descanso, distração, assim, aproveite para relaxar, lanchar, levantar-se, sair um pouco do ambiente de estudos, ir ao banheiro ou resolver algum assunto que considerar importante. Em outras palavras, este é o seu tempo, ou seja, aproveite-o da melhor maneira.

Não adianta ficar 06 horas estudando diretamente, porque é fato que a produtividade vai diminuir muito. Recarregue as baterias nos intervalos. Além disso, não faça a pausa e fique à toa, saia um pouco do ambiente de estudo, dê uma volta, converse com alguém e depois retorne com mais energia. Desta forma, a produtividade vai voltar e o estudo vai render de uma maneira muito melhor.

Mas, não demore muito nos intervalos, respeite o tempo que foi estabelecido. Se for de 10 minutos, descanse os 10 minutos. Caso o intervalo fique excedido, aumente o tempo de estudo para compensar. Marque no relógio o tempo de descanso ou se tiver um cronometro programe-o. Lembre-se de que a sua rotina de estudos deve ser cumprida fielmente e deve ser equilibrada com o estudo e o descanso.

Estudar e descansar. Estudar e relaxar. Estudar e recarregar as energias. Esse é o segredo.


Bons estudos!

72 visualizações