top of page

Perfil do aluno: costumes e reflexão

Atualizado: 23 de abr. de 2021



Rotina

Primeiramente, é preciso ter em mente que a concorrência do curso escolhido irá ditar a carga horária necessária de estudos na busca pela sua aprovação. Desse modo, a rotina é um dos elementos cruciais para se adquirir o hábito de estudos. Estabelecer uma rotina significa organizar e usar o mesmo ambiente de estudo, com os mesmos horários de início e término todos os dias. Isso tende a facilitar na aquisição do hábito.

Planejamento

Há muitos anos tenho atendido individualmente alunos para orientá-los quanto à sua preparação, fazendo o planejamento de estudos. Esta tem sido uma das ferramentas mais usadas com poder de resultados incríveis. Organizar um planejamento de estudos é planejar o dia a dia, fazendo dele a sua rotina, respeitando as características individuais do aluno, como grau de dificuldade ou facilidade na matéria.

Método

Dicas como a ordem das matérias, e quais matérias você estudará em cada dia – de acordo com o horário das aulas assistidas no colégio ou no curso – são fatores de peso para uma produção mínima necessária de estudos, priorizando a maior resolução de exercícios possível. Logo, revisões, leituras complementares e leitura de obras literárias entram como complemento em sua rotina.

Esforço

Quanto ao esforço do aluno, é válida a reflexão sobre a sua dedicação e forma com a qual está estudando. Analisar as notas dos simulados e perceber sua produção diária de estudos poderão ser indicativos de estar no caminho certo. Na sequência, analisar tudo o que foi feito, e concluir que você está evoluindo resulta em sensação de conforto ante ao desafio.

Quanto ao esforço da família, é importante que o estudante tenha gratidão aos seus pais e todos aqueles que estão lhe apoiando. Jamais deixe de ser grato às pessoas que somam em sua vida. Por mais que o desafio seja pessoal, ao mesmo tempo torna-se um desafio coletivo (para aquelas pessoas que estão ao seu lado). Em momento algum de sua vida, deixe de enxergá-las e valorizá-las, inclusive na fase de sua preparação para o vestibular, pois este é apenas um dos desafios os quais deverão ser encarados por você no decorrer de sua vida.

Pós-vestibular

Após a grande alegria resultada pela sua aprovação em um vestibular, saiba que experimentarás a alegria de sua formatura na faculdade. Logo após essa etapa, você experimentará a felicidade de ingressar no mercado de trabalho, de cursar uma especialização, um mestrado, um doutorado, de construir a sua família, dentre outras. É importante que fique claro para você que o vestibular é apenas um degrau dos vários a serem superados ao longo da sua vida.

Equilíbrio

Há alunos que se esquecem de viver, de seguir com sua vida social. De fato, para os cursos mais concorridos, é difícil participar das baladas em todos os finais de semana, dos jogos de futebol, da academia, do clube. Todavia, é uma questão de organização de seu dia a dia.

Não seja extremista em nenhuma de suas atitudes. É muito importante a consciência de que a sua felicidade não pode estar atrelada, tão somente, ao momento de sua aprovação em um vestibular. Obviamente, todos querem passar, mas a sua APROVAÇÃO será sinônimo do seu esforço! E cada um se esforça de sua maneira, de forma diferente, em quantidade e qualidade, e isso irá refletir no resultado final. Você ficará muito feliz ao ver seu nome da lista dos aprovados, porém, SEJA FELIZ agora! Curta cada momento de sua vida, seja qual for o desafio pelo qual estará trabalhando! Seja feliz agora, durante e após sua aprovação!

Reflexão

Sabe-se que fazer uma reflexão sobre causas pessoais diversas faz bem a todos. É nessa fase, principalmente, em que o aluno se depara com os desafios do ingresso na vida adulta, é quando começa a pensar na escolha de sua profissão, em sair de casa e morar em outra cidade. Tais reflexões são imprescindíveis ao novo projeto no qual você está ou estará inserido. Planeje sua preparação, sempre. Planeje sua vida!

Clei Gilberto Broenstrup

Diretor Pedagógico do Curso e Colégio Integral de Itajaí-SC. Atua na orientação de estudantes-vestibulandos há 25 anos. Autor do livro "Manual Prático para o Vestibular & ENEM" (2016).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page