top of page

Os motivos para estudar em Itajaí

Atualizado: 16 de ago. de 2021


Economia e estrutura de cidade grande, mas com a qualidade de vida de cidade pequena.

Itajaí possui uma economia de cidade grande e mantém um cuidado de cidade pequena. Isso por que, além do 2º maior porto do Brasil em movimentação de contêineres, aqui você encontra bairros nobres, ruas limpas e praias turísticas que atraem pessoas de todo o Brasil. Infraestrutura como a famosa Beira Rio e suas diversas opções gastronômicas, praças bem cuidadas, ciclo faixas para ciclismo e até rampas para curtir um passeio de patins e skate.

Outro aspecto interessante de Itajaí é a cultural portuguesa açoriana. Das festas populares, a religiosidade. Essas características ajudam a criar um ambiente acolhedor.


Localização privilegiada

Itajaí está geograficamente localizada em uma região de fácil acesso as principais praias do litoral norte catarinense e a poucos minutos de Balneário Camboriú, Itapema/Meia Praia, Porto Belo, Bombinhas, Penha (Beto Carreiro) e Navegantes (Aeroporto Internacional).


Educação em todos os níveis

Por aqui você encontra a maior universidade privada de Santa Catarina, a Univali. Além dela, há pelo menos outras cinco instituições na cidade para ensino superior, bem como um campus do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

Além disso, Itajaí possui excelentes escolas privadas de todos os níveis. Entre as instituições de ensino privado, o Colégio Integral se destaca no Ensino Médio e Pré-vestibular, oferecendo um sistema de ensino de alto desempenho nos mesmos níveis de qualidade dos melhores colégios do País.


Qualidade de vida

Outro aspecto a se destacar é que Itajaí se encontra entre as melhores cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes em termos de qualidade de vida, aliás a região em que se encontra é uma das melhores do País.

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM), que considera serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança e tem por base o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, colocaram Itajaí em 13º lugar do Brasil.

Tudo isso somado a uma das maiores economias catarinenses, já que a cidade é o maior exportador de carnes congeladas do País e sua frota de pesca representa 20% da produção nacional.


Economia em destaque

O Vale do Itajaí, região onde o município se encontra, é a região que mais cresce no Estado. Por aqui, além das indústrias têxtil, vestuário e naval, cresce também o setor tecnológico. Essa região representa quase um terço de todo o PIB Catarinense (29,9%). Somente o município de Itajaí sozinho contribui com 7,91% do PIB Catarinense, tornando a cidade o 2º maior PIB de Santa Catarina e o 3º maior PIB per capita do Brasil.


Agora ficou fácil. Você já sabe um pouco sobre ITAJAÍ e sobre um colégio que é referência em qualidade e resultados.

158 visualizações0 comentário
bottom of page