top of page

Mulheres na Ciência - Parte 2

Atualizado: 23 de abr. de 2021

Algumas mulheres abdicaram de serem mães em prol de produzir a ciência que nos salva; mas elas sempre serão nossas mães científicas. No episódio “Mulheres na Ciência – Parte 2”, os professores Marquinhos e Geison falam um pouco sobre as fantásticas cientistas Nettie Maria Stevens (1861-1912), Dorothy Crowfoot Hodgkin (1910-1994) e Tsuneko Okazaki (1933-).


Nettie Maria Stevens descobriu os cromossomos sexuais.


Dorothy Crowfoot Hodgkin descobriu as estruturas moleculares da penicilina e da vitamina B12 e ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1964.


Tsuneko Okazaki desvendou a replicação de uma das fitas do DNA.



Vem Cienciar com a gente! Embarque nessa jornada que tem o objetivo de resgatar as grandes descobertas científicas realizadas por mulheres


Ouça o episódio "Mulheres na Ciência - Parte 2" em: Anchor ou Spotify.


Marquinhos

Professor de Biologia do Curso e Colégio Integral de Itajaí-SC. Graduado em Ciências Biológicas pela UFSC (2004), com Pós-Graduação em Gestão Escolar (2012). Professor de Curso Pré-Vestibular e Ensino Médio há 20 anos, podcaster, ex-jogador e ex-técnico de Futebol Americano, cervejeiro artesanal, pai de cachorros e entusiasta da ciência.


Geison Izídio

Graduado em Ciências Biológicas (2002), Mestre (2005) e Doutor (2009) em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela UFSC. Pós-Doutor em Psicobiologia pela UFRN (2012). Pesquisador, Coordenador do Laboratório de Genética do Comportamento e Professor de genética e biologia molecular na UFSC. Podcaster, amante da astronomia e dos esportes, nas horas vagas é visto pedalando por Florianópolis.

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page